sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Valdecir vai a Alagoas a Convite do Governador











Discurso do Valdecir no 2º Workshop de Energia Nuclear no Nordeste:
Excelentíssimo Governador do Estado de Alagoas - Teotônio Vilela Filho
Excelentíssimo Vice Governador do Estado de Alagoas - José Wanderley Neto
Excelentíssimo Senador da República - João Evangelista da Costa Tenório
Representante do Ministro de Minas e Energia - Altino Ventura Filho
Presidente da Eletrobrás - José Antônio Munis Lopes
Presidente da Eletronuclear - Othon Luiz Pinheiro da Silva
Presidente da Abdan - Antônio Ernesto Ferreira Muller
Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística - Luiz Otávio Gomes
Presidente da Assembléia Legislativa - Deputado Fernando Toledo
Dr. Ronaldo Fabrício - O homem que assinou o 1º Convênio da Eletronuclear com Paraty
Vice Prefeito de Angra dos Reis - Essiomar Gomes da Silva
Os mitos de desconhecimentos de informação sobre Usina Nuclear em Angra dos Reis e Paraty acabaram. Desde 1982 quando começou operar a Usina Angra 1 na região, não tivemos nenhum incidente relevante. Apesar disso, existe um plano de emergência previsto para evacuação em caso de acidente. Simulações são executadas com freqüência obedecendo o cronograma desse plano, proporcionando confiança a população.
Todas as vezes que convocamos a Eletronuclear em audiência pública para informar a população às dúvidas em relação a segurança para o local e funcionamento das Usinas, encontramos uma boa vontade muito grande com esclarecimentos transparente, inclusive nos conduzindo à própria Usina para que vejamos de perto como tudo funciona. O que constatamos é que a empresa prima por segurança.
Para que as Usinas fossem implantadas necessário foi ouvir os dois municípios e incluí-los nas compensações social e ambiental. Por esse motivo a Eletronuclear repassa recursos aos municípios através de convênios, recursos consideráveis, que são usados em infla-estrutura e atendimento a saúde. A Eletronuclear mantém um Hospital Moderno na localidade de Praia Brava, na divisa dos dois municípios, atendendo gratuitamente a população.
Na construção de Angra 3 serão gerados cerca de cinco mil empregos, onde estão sendo priorizado a mão de obra local. Apesar de aumentar o número da população, aumentando os problemas de atendimento, o saldo tem sido muito positivo. O desenvolvimento econômico nos últimos 20 anos foi muito grande gerando riquezas para região.
Parabenizo o Governador Teotônio Vilela Filho pela iniciativa, torço pelo Estado de Alagoas, certamente a implantação de novas Usinas Nucleares vai ser bom para o Nordeste e vai ser bom para o Brasil. Boa sorte Alagoas.










2 comentários:

Marcos Santos disse...

Parabéns Vice-Prefeito!!
É muito bom saber que Paraty esta sendo bem representado e sendo convidado para prestar serviços a outros estados! Muito Legal!!!
Parabéns!

Anônimo disse...

Esse é o nosso futuro prefeito em busca de novos conhecimentos para que quando vou fazer um discurso sabe oque falar falar bem com conhecimento experencial,parabéns....